Entre(-)vista

….— E como é que você consegue lidar com essa quantidade de sofrimento ao seu redor?

….— É bem difícil, sempre é. E olha que já cobri tanta guerra, vi tanta tragédia… Kosovo… Sabia que quase morri por lá? Darfur, Porto Príncipe, o maremoto na ilha de Samatra, Indonésia… E agora aqui em Sendai. Mas respondendo a sua pergunta, o truque é simples: nunca olho as pessoas direto nos olhos, faço isso sempre através da câmera.

….— Ahn?!

….— É que nem olhar pro sol: sem alguma coisa pra filtrar, a gente acaba queimando as retinas. Se eu não usar a câmera essas pessoas seriam feito Medusa e eu não vim até aqui pra virar estátua de pedra.

….— Mas… mas isso não é desumano? Não é ser meio abutre?

….— Você tá ligando de São Paulo, né? Mora aí? Tem carro?

….— Moro e tenho carro. Mas o que tem a ver?

….— A minha câmera é que nem o filme escuro dos vidros do teu carro cada vez que um moleque, um mendigo ou um aleijado vem te pedir dinheiro no farol. Encurtando a conversa, sou tão desumano quanto você: a diferença está nos filtros que a gente usa, no lugar em que a gente percebe estar e no papel da nossa memória. Enquanto os vidros pretos do teu carro te ajudam a crer que o que te incomoda lá fora não existe, a câmera que uso não só me protege, mas também registra e me obriga a enxergar aqueles olhos que eu não consegui ver a seco, sem intermediários, que por sinal serão os mesmos registros que vou autografar pra você mês que vem, lá pelas oito da noite, boca livre e vinho branco por conta da editora, alimento ideal pra dar mais brilho às nossas plumas de abutre, então anote logo na agenda pra não se esquecer, tá?

Esse post foi publicado em mínimos e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Entre(-)vista

  1. Pingback: Eduardo Antonio

  2. Pingback: O Pensador Selvagem

  3. Pingback: o ps

Deixe um comentário

