Um extrato as quintas

O sujeito, nós dizíamos, começa a análise falando de si sem falar a você, ou falando a você sem falar de si. Quando ele conseguir falar de si a você, a análise estará terminada.

(Jacques Lacan, Escritos, p. 373)

1. Vale para inúmeros processos psicoterapêuticos, não apenas para a psicanálise.

2. Você conhece alguém que consegue verdadeiramente falar de si ao outro? Me apresenta?

Esse post foi publicado em língua e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Um extrato as quintas

  1. Monsores disse:

    Ricardo, quando eu te escrevo, eu tento.
    Mas eu só consigo falar verdadeiramente de mim a você quando não estamos, na verdade, falando.

    É parte do processo pseudo-terapeutico haha

    Curtir

    • Ricardo C. disse:

      Tentar eu acredito que tente, Monsores. Mas para que possa de fato acontecer, é preciso um outro real, com voz própria e que não seja uma construção imaginária sua. Por mais que uma construção dessas seja interessante e útil, ela não chega a ser um tão bom interlocutor.

      Curtir

      • Monsores disse:

        Entendo. Faz sentido.
        Até porque o interlocutor que crio, na verdade, é parte de mim. E duvido que ele seja imparcial em suas respostas, e até mesmo em suas perguntas. É impossível, não?

        Mas eu não consigo encontrar alguém aqui. E você está um tanto quanto longe.

        Espero que esteja tudo bem por aí.

        Abraço!

        Curtir

Deixe um comentário

