Arturo

Toscanini3O sujeito da foto aí ao lado é Arturo Toscanini. Gosto dele, mais ainda por se chamar Arturo, nome de um velho amigo mexicano que, como o Toscanini, calhou de ser regente de orquestra, pena que ainda muito longe da fama do seu homônimo, mas que pelo menos é meu amigo, enquanto o outro não é e nem podia, pois como todo mundo que sabe de música clássica até bem menos do pouco que conheço está careca de saber que o Toscanini morreu faz um tempão, só que ninguém sabe que o Arturo, o meu amigo, além de seguir bem vivo, ainda por cima ganha pontos comigo porque é tio de um ex-cunhado também meu, aliás não só ex-cunhado, mas também psicanalista e que toca oboé e é gente boa, mas que fora ser oboísta e gente boa de vez em quando é meio chato, porque tirando os meus outros amigos psicanalistas que são gente boa e não são meus ex-cunhados, o que não falta é psicanalista que só por ser psicanalista já é meio chato, mas diferente deles esse meu ex-cunhado de vez em quando meio chato leva vantagem por ser primo-irmão do Jaime, um psicólogo que não é psicanalista e que virou artista plástico e fez um doutorado em arte contemporânea em Barcelona, Barcelona que alguém me disse ser uma espécie de Rio de Janeiro que deu certo, mesmo que eu não saiba se concordo porque vi muito pouco de Barcelona, e o pouco que vi nem foi na época do doutorado do Jaime, que esqueci de dizer que além de primo-irmão do meu ex-cunhado também é muito meu amigo, irmão mesmo, e só por esse fato dá para entender qual a vantagem que o meu ex-cunhado psicanalista e oboísta e de vez em quando meio chato tem em relação à chatice dos outros psicanalistas, e não vá perder o fio da conversa porque é do Jaime que estou falando agora, o Jaime que continua meu amigo irmão mesmo que apesar da gente não se ver faz um tempão e que sendo primo-irmão do meu ex-cunhado também calha de ser sobrinho do Arturo, não do Toscanini, é claro, porque todos sabem que o Arturo que não é meu amigo não nasceu no México e sim na Itália, aliás não sei se você sabe que uma vez o Toscanini foi vaiado no Rio de Janeiro, se não me engano em 1886, muitíssimo antes do próprio pai do Arturo mexicano que é meu amigo nascer, sendo que minutos depois da tal vaia de 1886 esse Arturo, que não conheci porque eu também não tinha nascido, deu a volta por cima e em grande estilo, sei disso porque foi o que li por aí, e ainda que vocês já soubessem disso eu vou contar que a razão da volta por cima foi por conta duma Aida que ele regeu de forma tão magnífica, mas tão magnífica que não teve jeito, o Rio de Janeiro que já era metidíssimo naquela época teve que engolir a vaia e aplaudir feito doido, acho que de um jeito bem mais louco do que o próprio Rio de Janeiro costuma aplaudir o pôr do sol lá no Arpoador e também no Posto Nove, onde duvido que o Arturo tenha estado, o Toscanini, é claro de novo, acho eu, isso porque eu não disse antes que o Arturo mexicano regente de orquestra e tio do Jaime e do psicanalista oboísta também esteve no Rio, e sei que não só ele mas os outros dois também, o Jaime e o psicanalista oboísta e que além de tudo já contei que é meu ex-cunhado, só não disse ainda que todos os três viram o pôr do sol em Ipanema, não sei se no Arpoador ou lá do Nove, nem disse que tenho quase certeza que aplaudiram, não uma certeza absoluta, é verdade, e menos certeza ainda de que aplaudiram do mesmo jeito que eu aplaudo o outro Arturo, o Toscanini, cada vez que ouço as sinfonias número 1 e 3 do Beethoven regidas por ele, mas posso dizer que o que sei é que toda esta história não passa de um pretexto, porque como já dei a entender assim que comecei todo esta conversa, na verdade não sei quase nada de música clássica e nem de Beethoven e me deu uma preguiça danada pesquisar lá no P.Q.P. Bach e escrever qualquer coisa decente sobre eles, o Beethoven, a música clássica e o Arturo Toscanini, porque o que eu queria mesmo era pedir a quem ficou com o meu CD do das sinfonias 1 e 3 de Beethoven que por favor me devolva, pode ser?

Esse post foi publicado em singelezas e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para Arturo

  1. André Egg disse:

    Bom jeito de pedir de volta um CD.

    Mas acho que a história da vaia está errada. Se não me engano é o Luis Heitor que conta no “150 anos de música no Brasil”, repercutido pelo Vasco Maris no “História da Música no Brasil”, que a carreira de regente do Toscanini começou no Rio de Janeiro.

    Ele era um violoncelista da orquestra, com 18 anos. O regente teve uma dor de barriga e não pode reger. Disseram que o rapazote sabia reger a obra. Como ele era muito míope, regia de cor. Assumiu a vaga e fez muito sucesso.

    Dizem que foi este acaso que revelou pro mundo um dos seus maiores regentes.

    Curtir

    • Ricardo C. disse:

      André, nem lembro mais onde li a história da vaia. Mas o que lembro do que li é que a vaia teria ocorrido antes do Toscanini começar a reger, justamente porque a plateia esperava outro regente. Só que a
      Aida dele foi tão boa que todos aplaudiram efusivamente. De certa forma, essa versão que li não chega a contradizer o que vc conta, mas na dúvida eu fico com a tua versão, que sei bem que essa é a sua área, e ponha a que escrevi na conta de uma ficção barata, hehe.

      Abração

      Curtir

  2. Confetti* disse:

    kkkk*

    rc, vc é um chato e egoista, pois guarda todo o humor e talento pra sua pessoa unicamente !

    mais je t’aime, beaucoup ! même si j’étais à la station sabor à coté de chez toi, sans te prévenir, mercredi dernier….:-))

    Curtir

  3. Confetti* disse:

    agora tem um dazibao no meio e quase me morde se eu nao tivesse esquivado a tempo !!

    rc, layout aquele maneiro !

    😀

    Curtir

  4. Outro ex-cunhado disse:

    Devolvo não.

    Curtir

  5. Pingback: Ricardo C.

Deixe um comentário

